Os cálculos renais, popularmente conhecido como pedra nos rins, afetam cerca de 10% da população. E ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é o público masculino o que mais sofre com o problema.
Conhecido pelas dores intensas, as pedras são formadas pelo aglutinamento de cálcio e/ou ácido úrico, e podem ficar presas no canal urinário, causando dores, inflamações e diversas infecções.
Casos de cálculos renais aumentam significativamente nos meses de verão
Verão é sinônimo de calor, época em que é devemos nos manter sempre hidratados e por isso, a garrafa de água é uma ótima aliada nessas horas. Mas isso não acontece na prática.
No verão, estação em que deveríamos ingerir mais líquido, pelo fato de transpirarmos com mais intensidade, estamos bebendo menos água e aumentando a ingestão de alimentos ricos em sódio. Estes dois fatores acabam desencadeando o aparecimento de cálculos renais. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), os casos de cálculos renais aumentam em média 20% durante o verão.
Além disso, petiscos ingeridos em quiosques de beira de praia, como calabresa, camarão frito, amendoim e castanhas salgadas aumentam a incidência da formação de pedras, principalmente em pessoas que possuem maior propensão a desenvolver a doença.
Conheça os sintomas
Os primeiros sintomas no aparecimento de cálculos renais são as dores intensas, principalmente durante a micção. A medida que o sistema urinário está tentando expelir a pedra é possível perceber o aparecimento de sangue na urina. Caso haja sintomas como, náuseas, vômito e dor é necessário procurar um médico urologista , principalmente se associados ao quadro de febre.
Saiba como evitar os indesejados cálculos renais
Mantenha-se sempre hidratado: Para evitar as pedras nos rins é necessário que sejam ingeridos dois litros de água por dia.
Se houver perda de líquidos, reponha-os: No verão, perdemos muito líquido por meio da transpiração. Por isso, sempre que fizer alguma atividade físico ou esforço maior, reponha todo o líquido perdido bebendo água.
Evite a ingestão de álcool: A ingestão de álcool desidrata e aumenta os níveis de ácido úrico. Se possível, evite ingerir bebidas alcoólicas em dias quentes ou intercale-as com a ingestão de água.
Diminua a quantidade de sal nos alimentos: O sal geralmente é o vilão na formação dos cálculos renais. Por isso, evite-o ao máximo. Busque alternativas para cozinhar, como novos temperos e ervas naturais. Diminuir o consumo de sal pode acabar evitando outros problemas no futuro.
Modere no consumo de carne vermelha: A carne vermelha possui uma quantidade elevada de proteína, que se consumidas em excesso, podem facilitar o acúmulo de ácido úrico no rins, que causam crises de cólicas renais.
Mantenha-se sempre hidratado, pratique atividades físicas e procure um médico urologista se notar alguns sintoma diferente! E viva sempre saudável!