Câncer de Próstata - Sintomas, tratamentos e biopsia
O Câncer de Próstata é o tumor sólido mais comum no homem e o segundo que mais mata. Infelizmente o preconceito ainda é a maior barreira para o diagnóstico precoce.
O Câncer de Próstata
Ainda hoje se atende em consultório pacientes que só vem a consulta porque apresentam dor e ardência ao urinar ou até mesmo sangramento na urina (hematúria).Nestes casos se confirmado o câncer de próstata geralmente os casos já são avançados , muitas vezes com doença em outros órgãos (metástases) inviabilizando uma possibilidade de cura. quando o paciente faz suas visitas regulares ao urologista para a prevenção do câncer de próstata, se este é diagnosticado, ele estará em uma fase inicial e sua chance de cura supera os 90%. As terapias oferecidas para a cura do câncer de próstata são a cirurgia (prostatectomia radical) e a Radioterapia.
Sintomas do Câncer de Próstata
O Câncer de Próstata, em sua fase inicial, é assintomático, por isso é tão importante a visita regular ao urologista para sua prevenção. A consulta deve ser anual e se iniciar aos 45 anos para pacientes sem história familiar de Câncer de Próstata e aos 40 anos para aqueles com familiares diretos (pai, irmãos ou tios) com histórco desta doença.
Biopsia de Próstata
A biópsia prostática se realiza toda vez que o urologista detecta alterações no exame de toque retal ou quando existe alteração no exame de sangue (PSA). A biópsia de próstata fornece ao urologista a certeza do diagnóstico bem como informações muito importantes da agressividade do tumor (Grau de Gleason) e da localização do mesmo (estadio). Com base nestes dados o urologista pode determinar , juntamente com a idade e o estado clinico do paciente, que outros exames devem ser solicitados e qual o melhor tratamento a ser recomendado.