Ícone do site Urologista Sanchotene

Câncer de bexiga tem cura? Conheça sintomas e tratamento

Você sabia que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, estima-se para cada 100 mil homens brasileiros, surgirão, em 2016, 61.200 novos casos da doença?

Os sintomas de câncer de bexiga

Entre outros sintomas de câncer de bexiga, o principal é o sangue na urina (hematúria monosintomática), porém é preciso ficar bastante atento, pois nem sempre, a cor da urina fica totalmente avermelhada. Em certos casos, ela pode estar meio alaranjada, amarronzada ou por vezes, mantém sua cor padrão. Além disso, o surgimento de sangue na urina pode acontecer de forma esporádica, ou seja, sangrar de vez em quando, e depois, manter a cor da urina clara durante semanas ou meses. Cabe ressaltar que, nem sempre sangue na urina significa um dos sintomas de câncer de bexiga. Outras complicações também podem causar sangramento na urina como outros tumores do sistema urinário, pedras nos rins, infecção urinária,etc…

Além desse, outros sintomas de câncer de bexiga como dores pélvicas ou sangramento retal podem surgir, dependendo do estágio da doença. Fique atento!

Se você está desconfiado, é importante consultar um Médico Urologista especialista o mais depressa possível para que se obtenha um diagnóstico mais preciso. Faça exames de rotina.

Câncer de bexiga tratamento

Inicialmente é feita uma investigação para identificar o estágio do câncer de bexiga e o tratamento necessário. Caso esteja afetando apenas o órgão de maneira superficial é feita a raspagem do tumor (ressecção endoscopia). Agora, se já estiver afetando o músculo da bexiga, o procedimento é mais “agressivo”. Neste caso, o mais indicado é fazer a retirada completa da bexiga.

Câncer de bexiga tem cura?

A chance de cura do Câncer de Bexiga é alta se a doença se apresenta em sua fase inicial ( 70% dos casos).Portanto, câncer de bexiga tem cura sim.
Entretanto, o fato de sabermos que o câncer de bexiga tem cura, não nos retira a responsabilidade de cuidados com a nossa saúde. Cabe ressaltar que, a prevenção é sempre o melhor caminho. Na maioria das vezes, o principal fator que leva uma pessoa a ter câncer de bexiga é o uso excessivo do tabaco. O cigarro é o principal responsável pelo surgimento da doença. Comparado a pessoas que não fumam, o cigarro aumenta três vezes o fator de risco. Além disso, outros fatores também estão associados ao aparecimento do câncer de bexiga como contato direto com produtos químicos, idade mais avançada, etc.

Então já sabe: câncer de bexiga tem cura, mas prevenir é sempre melhor do que remediar.

Se você ainda tem dúvidas sobre a doença, entre em contato com a Clínica Urologista Sanchotene ou deixei um comentário abaixo, para receber as devidas orientações.

Sair da versão mobile