Ícone do site Urologista Sanchotene

Campanha Novembro Azul busca a prevenção do Câncer de Próstata

O mês de outubro é marcado pela campanha dedicada à saúde da mulher e para a prevenção do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. Em novembro, as atenções voltam-se à saúde do homem. A campanha Novembro Azul é um movimento de conscientização e prevenção do câncer de próstata, realizada e apoiada por diversas entidades e órgãos da saúde.

Como surgiu a Campanha Novembro Azul

A campanha Novembro Azul iniciou no ano de 2003 na Austrália, juntamente com o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

No Brasil, a campanha Novembro Azul foi criada em 2008 pelo Instituto Lado a Lado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, com o intuito de discutir temas relacionados ao câncer de próstata e romper o preconceito masculino de ir ao médico e realizar os exames necessários para a prevenção da doença.

Dados brasileiros sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é a ocorrência de um crescimento anormal das células das glândulas da próstata. Esse crescimento é conhecido como neoplasia intraepitelial prostática.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2016/2017 são estimados cerca de 61.200 novos casos de câncer de próstata no país.

Em 2013, o Brasil registrou 13.772 mil mortes em decorrência da doença. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Dos casos de câncer de próstata diagnosticados, 3/4 ocorrerem a partir dos 65 anos, por isso é considerado uma patologia de terceira idade. Entretanto, recomenda-se que a prevenção seja feita a partir dos 45 anos, principalmente pessoas que possuem histórico familiar de câncer de próstata.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Em sua fase inicial, o câncer de próstata pode ser uma doença silenciosa. A maioria dos pacientes não apresentam sintomas, fato que acaba tornando a doença muito perigosa, pois se desenvolve ao decorrer dos anos sem que o paciente perceba alterações no corpo. Há casos em que a doença só é descoberta depois do paciente vir a óbito.

Aqueles que apresentam alguns sintomas, geralmente assemelham-se ao crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar e a necessidade de urinar mais vezes durante o dia.

Em fases mais avançadas da doença, alguns sintomas apresentam-se mais intensos, podendo provocar dores corporais e ósseas, aumento da frequência urinária mas com diminuição no jato da urina, dor ou ardência ao urinar, presença de sangue na urina, insuficiência renal, impotência e infecções generalizadas.

Como diagnosticar?

Para diagnosticar o câncer de próstata, é necessário a realização de uma combinação de exames. O exame clínico de toque retal, combinado com um exame de sangue que mede a dosagem do antígeno prostático específico (PSA). Em alguns casos, também é indicado a realização de um ultrassom pélvico, que poderá mostrar se há necessidade de biópsia prostática transretal.

Tratamento do Câncer de Próstata

Atualmente, existem muitos tipos de tratamento do câncer de próstata. O médico urologista recomenda o mais indicado para cada paciente, de acordo com a idade e o estado de saúde. É importante que a escolha do tratamento seja definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com seu médico.

Os tratamentos mais comuns são:

Cirurgia:

É utilizada para a retirada do tumor. Nesta circunstância, é retirada toda a próstata e existe a possibilidade de haver alguns efeitos colaterais após a cirurgia, como a incontinência urinária e a impotência.

Radioterapia:

Indicada para erradicar o tumor e também usada em combinação com a cirurgia.

Terapia hormonal:

Diminui os hormônios masculinos para que o câncer não progresse ( dissemine). Esta terapia pode ser indicada em vários casos, principalmente quando o paciente não desejar ou não puder realizar a cirurgia ou a radioterapia.

Campanha Novembro Azul: O melhor é a prevenção!

Já está mais do que comprovado que o melhor remédio é a prevenção! Para ter uma vida saudável é muito importante manter sempre uma dieta rica em verduras, legumes, frutas, grãos e cereais. Ingerir menos gorduras, especialmente as de origem animal, também é recomendado. Aconselha-se
a prática de atividades físicas regulares, manter-se no peso ideal e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.

Além disso, é muito importante frequentar o médico regularmente. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.

A campanha Novembro Azul levanta a bandeira em prol da saúde masculina, orientando e conscientizando a população mundial da importância do diagnóstico precoce. Entre na onda da campanha e visite seu médico para verificar se está tudo certo com a sua saúde.

Sair da versão mobile