A Campanha Novembro Azul 2018 tem o intuito de conscientizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, já que grande parte dos quadros detectados precocemente apresentam um elevado índice de cura. Pensando nisso, o artigo de hoje tem o objetivo de informar sobre a doença, destacando as formas de detectá-la antecipadamente.
Continue a leitura e confira todas as informações sobre o tema.
Campanha Novembro Azul 2018 conscientiza população sobre o câncer de próstata
Assim como o mês de Outubro é lembrado pela campanha de conscientização sobre o câncer de mama (Outubro Rosa), o mês de Novembro se dedica à prevenção do câncer de próstata, a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino.
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não costuma manifestar sintomas ao paciente. Por isso, a prevenção é essencial para a detecção precoce e tratamento efetivo do quadro.
Em nota, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) publicou diretrizes sobre o rastreamento do câncer de próstata.
De acordo com a SBU, apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina.
É por isso que a SBU mantém sua recomendação de que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para a condução de uma avaliação individualizada. Pacientes negros ou com parentes de primeiro grau que já apresentaram câncer de próstata devem começar aos 45 anos, pois possuem mais chances de desenvolver a doença.
O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente. Após os 75 anos, poderá ser realizado apenas para aqueles com expectativa de vida acima de 10 anos.
Campanha Novembro Azul 2018: a importância dos procedimentos preventivos
O artigo “Relembre a importância do exame de toque para um diagnóstico rápido“, publicado em nosso blog, traz diversas informações relevantes sobre a necessidade da prevenção no combate ao avanço do câncer de próstata em pacientes.
Quando detectado precocemente, o câncer de próstata possui entre 80% a 90% de chance de cura. O exame de toque, realizado por médicos urologistas, é um dos principais procedimentos utilizados para o diagnóstico inicial do câncer de próstata. O procedimento é simples, dura menos de dois minutos e deve ser feito por um urologista.
Além do exame de toque, o urologista realiza um exame físico complementar e solicita exames laboratoriais, como o PSA e o exame comum de urina. O exame de PSA complementa o exame do toque.
Cada paciente deve ser tratado de forma individualizada, com a realização de procedimentos adequados e específicos. Por isso, busque sempre um profissional especializado e com ampla experiência em sua área de atuação.
Esclareceu as suas dúvidas sobre o tema? Comente!