Ícone do site Urologista Sanchotene

Biópsia da próstata e seu papel no diagnóstico médico

biopsia da prostata

A biópsia da próstata é o exame indicado para pacientes que apresentam suspeita de câncer de próstata após avaliação clínica e laboratorial. Temido por muitos pacientes, o procedimento é considerado de baixa complexidade, sendo essencial no diagnóstico do adenocarcinoma da próstata.

Continue a leitura: neste artigo vamos explicar o que é a biópsia da próstata e porquê se trata de um exame tão importante.

O que é a biópsia da próstata?

A biópsia da próstata é o exame responsável pelo diagnóstico do adenocarcinoma da próstata. No procedimento, amostras do tecido prostático são retiradas para identificar células cancerígenas no local.

O grande receio de pacientes se deve à forma como o exame é realizado: com a presença de anestesia local ou com sedação anestésica, uma pequena sonda de ultrassom é inserida pelo ânus. Ao alcançar a próstata, a sonda utiliza uma agulha de biópsia.

Até o momento da coleta, a agulha fica “escondida” dentro da sonda. Quando a sonda de ultrassom estiver posicionada no local correto, a agulha ficará exteriorizada para recolher as amostras de tecido prostático.

A biópsia de próstata é um procedimento simples, realizado geralmente nos serviços de radiologia especializados. Além disso, por contar com a anestesia local e da sedação anestésica, o exame torna-se praticamente indolor. Normalmente, a biópsia de próstata leva cerca de 10  a 15 minutos para ser realizada.

Após a realização do exame, alguns cuidados são necessários para garantir a saúde do paciente:

Não se assuste: apresentar dor na região do exame e pequena perda de sangue pelo ânus é normal. Além disso, o paciente também pode apresentar pequena quantidade de sangue na urina e esperma por algumas semanas.

Pessoas saudáveis dificilmente apresentam complicações após a realização do exame. Porém, alguns pacientes podem desenvolver os seguintes quadros:

Nestes casos, o paciente deve buscar o auxílio do médico urologista imediatamente.

Exame da próstata: quando é necessário fazer?

O exame da próstata é solicitado pelo médico urologista quando são detectadas alterações em exames previamente realizados. Os pontos mais comuns que indicam a realização da biópsia da próstata são:

A biópsia de próstata é o método mais indicado para diagnóstico da doença e posterior indicação de um tratamento rápido e assertivo.

Mantenha a regularidade nas consultas com o médico urologista. Ele avaliará seu caso de forma detalhada, indicando o diagnóstico correto e prescrevendo o melhor tratamento para seu caso.

Possui dúvidas sobre a biópsia de próstata? Comente!

 

Sair da versão mobile