Muitos se questionam se a bexiga hiperativa tem cura, o que não é surpreendente. Afinal, o quadro afeta gravemente a qualidade de vida daqueles que possuem a doença.
No artigo de hoje você vai compreender o que é bexiga hiperativa, quais são os seus principais sintomas e os tratamentos disponíveis para o quadro.
Continue a leitura!
A bexiga hiperativa se caracteriza pela urgência de urinar, podendo ou não ser acompanhada de incontinência urinária. Apesar de ser mais comum em idosos e em mulheres, a bexiga hiperativa pode afetar todos os públicos.
Pesquisas apontam que a bexiga hiperativa pode estar associada à ansiedade e à depressão. Uma pesquisa realizada pela UNICAMP e divulgada pelo portal Saúde, da Abril, mostrou que das 274 mulheres participantes, 59,8% tinham depressão e 62,4% apresentaram sinais de ansiedade.
Além disso, a reportagem também afirma que mais de 50% da população feminina que sofre do distúrbio não procura tratamento, que poderia ser realizado através de diferentes métodos.
Outras causas da bexiga hiperativa podem estar relacionadas com:
No próximo tópico, abordaremos os principais tratamentos disponíveis para a bexiga hiperativa!
Como mencionado em nosso site, a primeira abordagem no tratamento da bexiga hiperativa é a modificação comportamental com micções programadas de horário (a cada 2 horas) e o controle da ingesta de líquidos.
Devem ser evitadas bebidas como café, chás, refrigerantes, achocolatados, produtos com aspartame, sucos cítricos e álcool, além de alimentos à noite que retêm líquidos, como melancia e melão. Além disso, é recomendada a interrupção da ingesta hídrica 3 horas antes de dormir.
O tratamento principal baseia-se na medicação . Quando o tratamento medicamentoso falha (pode ocorrer em até 30% das pacientes), uma terapia promissora é a injeção de toxina botulínica na bexiga.
Com anestesia, aplica-se a substância em 30 pontos da bexiga. A durabilidade é de 6 a 9 meses. É necessária a reaplicação após esse período. Por último, quando nada funciona, pode-se implantar um marcapasso da bexiga.
Todos esses tratamentos devem ser sugeridos e acompanhados por um médico urologista. Por isso, contar com um especialista é muito importante para a saúde e segurança do paciente.
Então, esclareceu as suas dúvidas sobre a bexiga hiperativa? Deixe o seu comentário!