Que tal esclarecer algumas dúvidas sobre prolapso vaginal? Afinal, será que bexiga baixa causa infecção urinária?
Conhecida formalmente como cistocele, pode-se se dizer que a bexiga baixa acontece quando a bexiga está prolapsada, ou seja, quando ocorre uma descida da bexiga para o interior do canal vaginal. O que pode levar a existência de resíduo urinário pela obstrução e desencadear uma infecção urinária.
Na maioria das vezes, a bexiga baixa é causada por gravidez e parto, menopausa, doenças neurológicas, obesidade e tosse crônica.
Continue a leitura do post e saiba mais!
Bexiga baixa causa infecção urinária e outras implicações
Você sabia que a bexiga baixa causa infecção urinária e também outras implicações de saúde?
Inclusive, ela pode causar a incontinência urinária, que é a perda involuntária da urina em situações de esforço, pós-parto, após cirurgias ginecológicas, tosses crônicas ou mesmo por doenças neurológicas.
Sendo assim, o tratamento para bexiga baixa pode variar conforme cada quadro médico, sendo que a gravidade é classificada em uma escala que varia de 1 até 4.
Agendar uma consulta com um médico especialista no assunto para sanar suas dúvidas, detectar o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado é sempre o melhor caminho.
As formas de tratamento são as seguintes:
- Exercícios fisioterapêuticos para fortalecer a musculatura pélvica;
- Mudança de hábitos alimentares e físicos;
- Uso de pessário, um anel de borracha que sustenta o útero no lugar;
- Cirurgia para restaurar a anatomia e a função dos órgãos, aliviando os sintomas de forma mais rápida e eficaz.
Ações preventivas
Agora que você já descobriu que a bexiga baixa causa infecção urinária e outras implicações, veja algumas dicas de como prevenir prolapso genital.
Afinal, você não quer o risco de infecção urinária ou incontinência, não é mesmo?
Confira abaixo:
- Se você está grávida ou planeja ter um filho logo, inicie o quanto antes a prática de exercícios perineais;
- A prática de yoga guiada por um profissional especializado também é ideal para fortalecer a musculatura da pelve;
- A obesidade também pode ocasionar quadros de bexiga baixa, portanto, cuide da sua alimentação e mantenha um estilo de vida saudável;
- Visitar um médico especialista na área, bem como realizar os exames rotineiros de forma pontual é ideal para prevenir casos de bexiga baixa e manter em dia a sua saúde íntima.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia!