Balanite e balanopostite são doenças facilmente confundidas e que podem trazer diversos incômodos a pessoas do sexo masculino.
Cada uma das condições apresenta particularidades que devem ser observadas pelo paciente, em conjunto com a avaliação de um médico, para que seja possível realizar um tratamento adequado.
Por isso, é de grande importância conhecer os principais sintomas e causas dessas doenças, seja para realizar um tratamento mais efetivo ou para prevenir o surgimento do quadro.
Para conhecer mais detalhes sobre balanite e balanopostite, continue a leitura!
O que é balanite e balanopostite?
Embora consistam em condições diferentes, balanite e balanopostite são doenças facilmente confundidas, pois ambas levam à inflamação do pênis, gerando quadros bastante similares.
Nesse sentido, podem trazer um grande desconforto ao paciente, que deve procurar um médico assim que perceber o incômodo.
A diferença entre balanite e balanopostite é que a primeira afeta a glande do pênis, enquanto a segunda consiste em uma inflamação conjunta, que acomete tanto a glande quanto o prepúcio, ou seja, a pele que recobre o órgão.
Ambas as condições são bastante comuns e podem surgir em qualquer idade, pois suas causas podem variar entre diversos fatores.
Quais são as principais causas de balanite e balanopostite?
Diversos elementos podem gerar quadros propícios ao desenvolvimento de balanite e balanopostite.
A diabetes, por exemplo, pode ser um fator de risco em função da alta concentração de açúcar na urina, que pode provocar a inflamação do pênis.
Candidíase, gonorreia, herpes e sífilis são algumas das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais comuns entre o sexo masculino e também correspondem a doenças que podem levar ao surgimento dessas inflamações.
Por outro lado, um dos principais fatores que leva ao surgimento de ambos os quadros é a falta de higiene íntima, que favorece o acúmulo de células mortas da pele, óleos e gorduras produzidas pelas glândulas do pênis.
Pessoas com fimose estão ainda mais propensas a desenvolver o quadro, pois esse fator pode dificultar a higiene da glande, seja durante o banho ou após urinar e ter relações sexuais.
Nesse sentido, a prevenção dessas inflamações está diretamente relacionada à importância do autocuidado e da higiene pessoal, que são hábitos fundamentais para a saúde.
Principais sintomas dessas condições
As inflamações geradas por balanite e balanopostite podem gerar uma série de sintomas, que devem ser observados pelo paciente para que seja possível procurar um médico com rapidez e dar início a um tratamento.
Os principais sintomas dessas condições estão associados a um forte desconforto na região do pênis e incluem:
- Dor,
- Irritação,
- Calor local,
- Coceira,
- Secreção de odor forte, principalmente abaixo do prepúcio,
- Descamação da mucosa.
É importante lembrar que esses são indícios associados também a outras doenças, em especial as ISTs.
Nesse sentido, seu surgimento é um sinal de que é preciso procurar um urologista e realizar uma avaliação, de forma que o profissional possa investigar o caso e indicar os tratamentos mais eficientes para cada caso.
Além disso, consultar-se regularmente com esse profissional pode proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida, auxiliando na detecção precoce de condições como essas.
Conte com o Dr. Elton Sanchotene para começar a cuidar da sua saúde!
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata.
Entre em contato e agende já uma consulta!