As bactérias são um tipo de célula biológica unicelular, ou seja, formada por uma única célula. Muitas delas são conhecidas por causarem doenças nos seres humanos, enquanto outras apresentam sua importância para o nosso organismo, sendo até mesmo essenciais para algumas funções, como para o funcionamento do intestino, por exemplo.
Contudo, é importante entender os efeitos que elas exercem sobre nossa saúde, para que eventuais doenças sejam evitadas. A bactéria Escherichia Coli, por sua vez, é uma bactéria que pode fazer tão bem quanto mal à nossa saúde.
Leia o artigo completo e entenda o que é e quais problemas esse tipo de bactéria pode causar à saúde.
A bactéria Escherichia Coli habita por natureza o intestino humano sem causar nenhum tipo de doença ou agressão. Contudo, existem algumas variações dessa bactéria que podem ser nocivas à saúde humana.
Os riscos dependem do tipo de bactéria, de como ela entrou em contato com o organismo, da situação do sistema imunológico de quem a hospeda e do local em que a bactéria se encontra no corpo.
As infecções causadas pela bactéria Escherichia Coli podem afetar o intestino, a bexiga, os rins, a corrente sanguínea, e ainda, ocasionar doenças mais invasivas, como a meningite em bebês, em especial os recém-nascidos.
Uma das infecções mais comuns, causadas pela bactéria Escherichia Coli é a do trato urinário, sobretudo em meninas e mulheres. Essa susceptibilidade à infecção urinária na mulher se deve à uretra mais curta e a maior proximidade do ânus com o vestíbulo vaginal e uretra.
Esse tipo de infecção ocorre uma vez que a bactéria intestinal entra em contato com o sistema urinário. Muitas vezes essa transmissão ocorre por fatores de higiene, quando a mesma não ocorre da maneira correta após o uso do banheiro (higiene de frente para trás). Ainda é possível que ocorra durante a troca de fraldas, quando se trata de bebês.
Também é importante destacar que é a partir do contato com o trato urinário que a bactéria poderá migrar até os rins, causando um quadro infeccioso ainda mais grave, a pielonefrite.
É de extrema importância que a infecção pela Escherichia Coli seja identificada assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas de infecção, o que é possível através de um exame microbiológico de urina específico. Só assim é possível que o tratamento seja iniciado e possam ser prevenidas complicações.
Portanto, fique atento aos sinais causados pela presença da bactéria Escherichia Coli. Em geral, os sintomas costumam surgir alguns dias após o contato com a bactéria, entre os mais comuns estão:
O tratamento deverá ser definido por um médico especialista na área após a análise dos resultados do exame, é este profissional que poderá identificar o tipo de bactéria que está causando tal infecção. Nos casos de infecção pela bactéria Escherichia Coli é comum que seja feita a intervenção com o uso de antibióticos. Além disso, existem medicações analgésicas para o alívio dos sintomas.
Mas é importante destacar que a automedicação não é indicada, uma vez que pode mascarar os sintomas e ainda, alterar os resultados dos exames. Outra dica importante e indispensável para esses casos, é manter-se bem hidratado.
O Dr. Elton Sanchotene é especialista em tratamentos e diagnósticos de infecção urinária e atende em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Entre em contato e agende sua consulta!