Ícone do site Urologista Sanchotene

Azoospermia não obstrutiva e obstrutiva: causas, diagnóstico e tratamento

Uma das principais causas de infertilidade masculina é a azoospermia

A doença caracteriza-se pela ausência de espermatozóides no sêmen masculino ejaculado ou por problemas no transporte dos espermas para fora do sistema reprodutor. 

O quadro pode ser alvo de preocupação entre muitos casais que possuem o sonho da gestação e não conhecem as causas da doença e as possibilidades de tratamentos existentes. 

O volume do líquido ejaculado pelos homens possui apenas 5% de sua composição formada por espermatozóides, sendo assim, mesmo em grande volume, a ejaculação não é garantia de fertilidade. 

Por outro lado, a ausência de espermatozóides no homem pode atestar a infertilidade.

Essa enfermidade pode variar entre dois tipos: a azoospermia obstrutiva e a não obstrutiva. 

No post de hoje, explicaremos as principais características dessas complicações.

Continue a leitura e confira!

Azoospermia não obstrutiva e obstrutiva: entenda as diferenças

Nos casos de azoospermia obstrutiva, os homens conseguem produzir os espermas, mas ocorre um problema no transporte dos mesmos para fora do sistema reprodutivo, por conta de obstrução nos ductos.

Essa condição pode ser originada de forma intencional por vasectomias, ou de forma não intencional por anormalidades no epidídimo e seus canais, traumas pós-cirúrgicos ou obstruções congênitas. 

Já a azoospermia não obstrutiva caracteriza-se pela falta de produção de gametas masculinos, ou seja,  quando não é possível realizar a identificação de nenhum espermatozóide no sêmen ejaculado. 

O quadro pode consistir tanto na produção mínima de espermatozóide, tornando impossível a passagem destes na ejaculação, quanto na ausência de produção de espermatozóides pelos testículos. 

São diversas as causas que podem originar o problema, tendo como principais fatores defeitos congênitos nos testículos ou então traumatismos envolvendo o sistema reprodutor masculino.

Acesse o link a seguir para entender a importância de promover a saúde do homem e o autocuidado.

Diagnóstico da azoospermia não obstrutiva e obstrutiva

Em ambos os quadros de azoospermia, é necessário a realização de um diagnóstico adequado por um médico urologista. 

É esse profissional que poderá buscar as causas genéticas do problema e solicitar a realização de exames que são de extrema importância para a confirmação de cada diagnóstico.

Para confirmar um diagnóstico de azoospermia é recomendado realizar avaliação genética no homem e em sua parceira, além de solicitar a realização de espermograma e outros exames afins ao homem.

A azoospermia tem cura? Entenda

O tratamento para azoospermia obstrutiva tem como objetivo corrigir a causa da obstrução dos canais do sistema reprodutivo e permitir que os espermatozoides possam voltar a passar pelos ductos obstruídos. 

Por conta disso, as intervenções cirúrgicas são necessárias.

Mas, conforme já falamos anteriormente aqui no blog, se a cirurgia para azoospermia obstrutiva não for viável, é indicado o recolhimento dos espermatozóides no testículo ou no epidídimo de maneira artificial, através de uma fina agulha. 

Após esse processo os espermatozóides são utilizados para fecundações in vitro.

O tratamento para azoospermia não obstrutiva costuma ser mais complexo, porém, é importante ressaltar que em alguns casos é possível a reversão do quadro com alguns procedimentos.

Por exemplo, a hipófise é responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento dos testículos, assim como a produção de espermatozóides e da testosterona. 

Muitas vezes, a doença pode derivar do defeito desses hormônios. 

Nesses casos, o tratamento hormonal pode ser uma opção para melhorar a produção de espermatozóides.

Em alguns casos necessitamos realizar uma biópsia testicular para avaliar como está a produção dos espermatozoides (linha germinativa). 

Caso existam alguns espermatozóides no testículo mas que não se encontram no ejaculado, é para a tentativa de realização de inseminação para viabilizar a gravidez. 

A injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) também é uma opção de tratamento recomendada para esses casos.

Lembrando que tudo depende do nível em que se encontra o quadro da doença no paciente. 

Por isso, é importante a consulta em um médico urologista para que sejam realizados exames e, posteriormente, busquem-se tratamentos para ambos os tipos de azoospermia. 

Dr. Elton Sanchotene é especialista em tratamentos para infertilidade masculina

Se você e sua parceira estão apresentando problemas para engravidar, é importante a consulta em um urologista para que sejam buscadas respostas ao problema enfrentado.

Acesse o link a seguir para entender quando procurar um urologista.

O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata

Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia

Sair da versão mobile