A ardência ao urinar não é normal e geralmente é um alerta de que algum problema mais sério está ocorrendo com a sua saúde, por isso exige diagnóstico para averiguação da causa.
Na maioria das vezes, sentir dor, queimação ou outro desconforto na hora de ir ao banheiro indica que existe alguma inflamação ou outro problema em um dos órgãos do sistema urinário.
Nesse caso, se a causa não for devidamente identificada e tratada, pode evoluir para infecções e outras alterações que comprometerão todo o trato urinário, resultando em maiores consequências na saúde da pessoa.
Neste post, você vai conferir as possíveis causas da ardência urinária, uma das reclamações mais comuns, de homens e mulheres, nos consultórios.
Vamos conferir?
O que pode causar ardência ao urinar?
Como mencionado, a ardência urinária é comum quando existe alguma alteração no aparelho urinário, ou seja, na região onde a urina é produzida, armazenada e eliminada.
Entre as possíveis causas, destacamos:
Infecção urinária
Ardência é uma das reclamações mais comuns entre as pessoas que estão com infecção urinária.
Esse tipo de infecção é a doença mais comum do trato urinário e acomete homens e mulheres, sendo mais prevalente no gênero feminino, devido à proximidade da uretra com o ânus.
Abrimos um parêntese para explicar que é comum as pessoas pensarem que cistite e infecção urinária são a mesma doença, mas não é o caso:
- Cistite: se refere a síndrome que consiste em urinar várias vezes ao dia (polaciúria), ardência ao urinar (disúria) , urgência e sensação de não esvaziar completamente a bexiga (tenesmo vesical). Pode estar associada a infecção urinária mas também a outras patologias como bexiga hiperativa.
- Infecção urinária: se refere a qualquer infecção que atinge o sistema urinário.
A infecção urinária é mais comum no gênero feminino e, segundo publicação no Jornal da USP, 50% das mulheres terão a doença no decorrer da vida.
Outro dado importante é que 25% delas terão a infecção de repetição, ou seja, a doença retorna mais de 3 vezes no período de um ano.
Infecções sexualmente transmissíveis
A ardência ao urinar também pode ser um sintoma de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) originadas na maioria das vezes por contatos sexuais orais, anais e vaginais, sem o devido uso do preservativo masculino ou feminino.
As ISTs são muito mais comuns do que se pensa e as uretrites são muito frequentes ( secreção uretral + disúria) .
Os jovens entre 15 a 19 anos são considerados a população de maior risco para contrair algum tipo de infecção sexualmente transmissível.
Além das uretrites, a sífilis e outras IST comuns como hepatite, HIV e HPV.
Feridas ou alergias
Feridas ou alergias na região genital também podem ser as causas da ardência ao urinar, tanto em homens como em mulheres.
Geralmente, as feridas são decorrentes de alergias ou, em especial nas mulheres, pela fricção que ocorre durante a relação sexual.
As alergias, por sua vez, podem ocorrer devido:
- Ao uso de produtos íntimos de higiene (homens e mulheres),
- À troca de sabão na lavação das roupas íntimas,
- Ao uso de roupas íntimas feitas de tecidos sintéticos,
- À depilação íntima masculina ou feminina,
- Ao uso de absorventes femininos.
Quando é necessário ir ao médico?
Como você pôde observar, a ardência ao urinar é um sintoma de que você pode estar com alguma infecção causada por fungo ou doença sexualmente transmissível, ou ainda alergia e ferida na região genital.
Todas essas doenças podem ter um quadro agravado, representando riscos para a sua saúde, principalmente se as infecções atingirem os seus rins.
Logo, o ideal é que ao sentir qualquer problema relacionado ao trato urinário você busque ajuda médica especializada o mais breve possível.
Diante de qualquer sintoma, entre em contato com o Dr Elton Sanchotene e agende sua consulta.