Ícone do site Urologista Sanchotene

Alimentos para incontinência urinária: eles ajudam no tratamento?

prato de comida saudavel

Afinal, será que há alimentos para incontinência urinária que podem auxiliar no controle do quadro?

Quando alguém sofre com perdas de urina, é comum que aposte na redução da ingestão de líquidos. No entanto, essa não é a melhor opção, pois a água é fundamental para o organismo.

Uma dieta equilibrada, porém, pode ter influência positiva. A manutenção de um bom ritmo intestinal ajuda a evitar problemas que, posteriormente, podem causar a distensão do músculo do pavimento pélvico. A obesidade, por exemplo, é um fator que contribui para a perda de urina.

Portanto, sim: uma dieta fibrosa e equilibrada, aliada à ingestão de líquidos, são fatores que podem ajudar a evitar a incontinência urinária e favorecer o tratamento de quem sofre com o quadro.

Siga a leitura para conferir mais informações.

Alimentos para incontinência urinária: quais consumir e quais não?

O primeiro dos alimentos que devem ser evitados por quem sofre de incontinência é o café, pois ele é diurético. Devido à presença da cafeína, a produção de urina é estimulada.

Se você não abre mão dessa bebida, mas sofre com o problema, a dica é reduzir o tamanho da xícara ou até menos tomar menos café durante o dia. Ou, ainda, recorrer ao café descafeinado.

Refrigerantes de cola e energéticos também são outros vilões para incontinência urinária. Eles auxiliam na produção da urina, aumentando ainda mais o desconforto.

Bebidas alcoólicas também devem ser deixadas de lado por aqueles que sofrem com o  problema, pois têm forte poder diurético. E com um agravante: contribuem para levar o corpo a um estado de desidratação.

Alimentos gordurosos e muito ricos em carboidratos refinados também devem ser deixados de lado, pois favorecem a obesidade. Os tecidos gordos, conforme mencionamos, também exercem muito peso sobre os músculos do pavimento pélvico sobre a bexiga, favorecendo a incontinência.

Com o peso, a bexiga se vê comprimida e sem forças para conseguir reter a urina.

Quais cuidados que as pessoas que sofrem com incontinência urinária devem ter?

A prática de exercícios físicos é importante em todas as idades, pois previne o surgimento de problemas ósseos e a obesidade. Algumas pessoas sofrem com a incontinência urinária devido ao enfraquecimento dos músculos pélvicos e, nesses casos, o ato de fazer exercícios pode diminuir o desconforto.

No entanto, o mais importante é saber que não é preciso realizar grandes esforços. As pessoas que sofrem com incontinência devem evitar exercícios bruscos. A caminhada é uma boa alternativa, com um impacto extremamente positivo à saúde.

Esclareceu suas dúvidas? Então, aproveite para compartilhar este artigo no WhatsApp e demais redes sociais!

Sair da versão mobile