Calculo Renal (Pedra nos Rins) e outras Litíases Urinárias
A Litiase Urinária é uma doença que se caracteriza pela presença de cálculo (pedra) em 3 locais da via urinaria: rins (Cálculo Renal ou Pedra nos Rins), uréter (Cálculo Ureteral) e bexiga (Cálculo Vesical).
A Litíase Urinária
A Litíase Urinária é uma das doenças mais frequentes do trato urinário. Em países industrializados, pode acometer de 1 a 5% da população geral. Pode haver recorrência de até 50% em 5 a 10 anos, mas a simples mudança de hábitos alimentares tais como hidratação adequada - ingesta de 1.500 a 2.000 ml de água por dia - reduz esse percentual para apenas 10%. A grande maioria dos cálculos urinários são formados por oxalato de cálcio (cerca de 80%). Os cálculos de estruvita respondem por aproximadamente 10% dos casos e os de ácido úrico por 8%.
- Pedra nos rins (Cálculo Renal): O cálculo renal se caracteriza por sua presença no sistema coletor superior (pelve e cálices). Algumas vezes podem tomar dimensões muito grandes ocupando todo o sistema coletor do rim e podendo levar a perda de função do órgão. Outras vezes o cálculo renal de pequeno tamanho pode não causar sintoma algum e ser uma descoberta casual de um exame radiológico.
- Pedra no Ureter (Cálculo Ureteral): Os cálculos ureterais estão localizados nos ureteres ( tubos que conectam a urina do rim até a bexiga). Mesmo sendo de pequeno tamanho eles podem causar dores importantes (cólica renal) e sangramento na urina (hematúria). Quando menores de 4mm 90% deles podem ser expulsos naturalmente pela urina. Naqueles com tamanho entre 5 e 6 mm a chance de eliminação espontânea diminui e acima deste tamanho geralmente necessitam de algum tipo de atuação cirúrgica para sua resolução.
- Pedra na Bexiga (Cálculo Vesical): Os cálculos vesicais geralmente são cálculos renais que são expelidos do rim para a bexiga e não conseguem ser eliminados por algum tipo de obstrução na saída da bexiga (colo vesical) ou por um estreitamento na uretra. Os casos mais comuns são em homens pelo crescimento da próstata (HBP) que causa uma obstrução da uretra na saída de urina da bexiga.
O Cálculo Renal (Pedra nos Rins)
O Cálculo Renal é formado por cristais presentes na urina que se agregam para formar o cálculo e, por este motivo, também é conhecido como Pedras nos Rins. A maioria (80%) destes cristais (pedras) tem um componente de cálcio. O Cálculo Renal é uma doença que acomete cerca de 12% dos homens e 6% das mulheres.
Como saber se estou com Cálculo Renal?
A clássica apresentação do Cálculo Renal é uma dor de início súbito, intensidade severa, tipo cólica (em ondas), localizada na região lombar, que se irradia para o abdomen anterior, geralmente acompanhada de náuseas e vômitos. Não existe uma posição de conforto para o paciente, que usualmente apresenta-se inquieto, tentando encontrar uma maneira de aliviar a dor. Na maioria das vezes os pacientes diagnosticados com Cálculo Renal necessitam ser atendidos em serviços de urgência por causa da intensidade da dor.