Em uma escala de intensidade de dor, a cólica renal é considerada um dos piores eventos que um paciente pode enfrentar. No post de hoje, você vai entender como ocorre o processo e quais são os principais sintomas do problema.
Continue a leitura!
Os cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, são causados pelo aglutinamento de minerais e sais ácidos provenientes da urina que formam massas sólidas. Quando tais pedras se formam, elas podem se deslocar pelo organismo. É esse deslocamento que causa as dores características da cólica renal.
Resumidamente, podemos classificar a cólica renal como a inflamação e obstrução do fluxo de urina nas vias urinárias. O processo se inicia quando o cálculo sai do rim e avança pelo ureter em direção à bexiga. Esse movimento gera dificuldade no deslocamento da urina formada pelo rim.
Assim, o rim se contrai e tenta “empurrar” a urina e, ao mesmo tempo, o cálculo permanece obstruindo o fluxo nas vias urinárias. Esse processo provoca inflamação, infecções e dores intensas.
A crise de cólica renal é um dos eventos mais dolorosos que um paciente pode experimentar durante a vida. A dor intensa começa subitamente na região lombar, podendo irradiar para a lateral do abdômen e região genital.
Geralmente, a cólica renal se manifesta em apenas um lado do corpo. O incômodo não piora com os movimentos, mas também não melhora com o repouso.
A dor provocada pela cólica renal é tão intensa que pode causar sintomas como palidez, transpiração excessiva, náusea, vômito e, inclusive, desmaios. Também pode provocar sangue na urina devido à lesão no ureter causada pela passagem do cálculo renal.
A cólica renal pode ser evitada através da ingestão de líquidos, como água, chás e sucos naturais. Além disso, procure evitar o uso excessivo de sódio e consuma alimentos com cálcio.
Com os cuidados listados acima, os cálculos possuem maior dificuldade para se formar em nossos rins e, consequentemente, a cólica renal é evitada.
Se você está enfrentando uma crise de cólica renal, busque atendimento médico imediatamente para a ingestão de analgésicos. O atendimento emergencial pode ser realizado por um clínico geral, porém, o seguimento do tratamento para retirada do cálculo deve ser realizado com um médico urologista.
A Clínica Sanchotene possui anos de experiência no tratamento de cálculos e cólicas renais. Entre em contato conosco e agende a sua consulta!
Este artigo foi útil para você? Não esqueça de deixar os seus comentários!