Você sabia que, em abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde?
Cuidar do bem-estar físico e mental é algo que deve fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, mas essa não é a realidade de grande parte da população.
Por isso, a data tem como objetivo disseminar informações sobre os benefícios de manter uma rotina mais saudável, além de tratar de temas importantes que podem impactar na qualidade de vida da população de diversos países.
Quer saber mais sobre o Dia Mundial da Saúde e tudo que ele tem a nos ensinar? Continue a leitura!
O Dia Mundial da Saúde foi criado no dia 7 de abril de 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mesma data em que é celebrado anualmente desde então.
A criação de datas como essa costuma estar ligada à necessidade de disseminar informações entre a população e gerar uma conscientização mais eficaz sobre temas que impactam o seu dia a dia.
Assim, todos os anos, um tema relacionado à saúde é escolhido como o foco da campanha, para levar discussões atuais e relevantes para as pessoas.
Nos últimos anos, alguns exemplos de assuntos trabalhados foram a segurança alimentar, o envelhecimento saudável, a depressão e a cobertura universal da saúde.
Dessa forma, a cada ano a campanha aborda um novo tema com o objetivo de ajudar a população a cuidar da sua saúde de forma mais eficaz e cuidadosa.
Alguns cuidados básicos estão sempre presentes nas campanhas do Dia Mundial da Saúde, pois são hábitos que podem beneficiar qualquer pessoa, independentemente das particularidades do seu organismo.
Confira algumas práticas que podem fazer a diferença na sua qualidade de vida:
A alimentação é um elemento central em uma rotina mais saudável, com disposição e bem-estar.
Afinal, é através dela que adquirimos os nutrientes de que o organismo precisa para desempenhar cada uma de suas funções.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, isso não significa, necessariamente, tirar determinados alimentos da sua dieta, e sim consumi-los de forma moderada, complementando sua rotina alimentar com comidas mais variadas e cheias de nutrientes, como é o caso dos vegetais.
O exercício físico também é um hábito fundamental e constantemente reforçado pelo Dia Mundial da Saúde.
Seja fazer caminhada no fim do dia, praticar algum esporte, frequentar uma academia ou fazer um passeio de bicicleta, o que importa é colocar o corpo em movimento.
Esse é um passo importante para a saúde física e mental, que se complementam no dia a dia.
Por fim, além de fazer essas mudanças na rotina, não se pode deixar de lado o acompanhamento médico e a realização de check ups.
Fazer exames de rotina é uma prática de autocuidado que não pode ser esquecida, uma vez que eles podem detectar doenças em estágios iniciais, o que permite que sejam realizados tratamentos mais eficazes.
Além disso, é importante cuidar de todos os aspectos do organismo, o que envolve tanto a realização de exames de sangue, por exemplo, quanto procurar um urologista e fazer os exames necessários para uma vida mais saudável e cheia de bem-estar.
Pronto para cuidar da sua saúde?
Para mais informações, entre em contato com o Dr. Elton Sanchotene, que atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Agende sua consulta!