Muitas pessoas desconhecem ou não compreendem exatamente o que é o trabalho do médico urologista.
Muitas vezes, esta especialidade médica é associada somente a órgãos e doenças do sexo masculino. Este médico é conhecido, inclusive, como o “médico do homem”, em comparação ao ginecologista, que trata do aparelho reprodutor feminino. No entanto, a competência do médico urologista abrange também o aparelho urinário de homens e mulheres.
Urologista é o médico que trata das doenças do trato urinário e do aparelho reprodutor masculino. Os órgãos que esse médico trata incluem desde a bexiga, rins e uretra, até os órgãos masculinos como testículos, próstata, pênis e vesículas seminais.
Além de realizar diagnósticos, tratamentos e atuar na prevenção de doenças, esse médico também realiza cirurgias que envolvam o aparelho urinário ou órgãos reprodutores masculinos.
Mas, afinal, o que faz o médico urologista? O médico urologista previne e trata as enfermidades ligadas aos órgãos reprodutores masculino e ao trato urinário de homens e mulheres.
Entre as doenças que podem acometer os homens, estão a fimose, impotência, candidíase peniana, dificuldade de urinar, câncer de próstata, entre outros.
Entre as mulheres, ele pode tratar a incontinência urinária, cistite e obstrução do trato urinário.
Há, ainda, enfermidades que podem acometer ambos os sexos, como cálculo renal e câncer de bexiga e de rins, por exemplo.
Para os homens, o médico urologista pode realizar um acompanhamento desde a infância e adolescência, assim como o ginecologista acompanha as mulheres e meninas. Ele pode orientar sobre o desenvolvimento da sexualidade, por exemplo.
Na vida adulta, as orientações podem incluir o planejamento familiar, cirurgia de vasectomia para controle da natalidade, acompanhamento anual da próstata, impotência, entre outras questões.
É comum associarmos o médico urologista às doenças do sexo masculino. Porém, esta especialidade médica trata do sistema urinário, que é comum a homens e mulheres.
As mulheres, de forma geral, precisam procurar o médico urologista em caso de enfermidades do trato urinário, principalmente o cálculo renal – conhecido popularmente como pedra nos rins.
Embora ainda pouco procurado pelas mulheres, este médico pode fazer um acompanhamento e tratamento das mulheres que sofrem de cálculo renal, cistites ou qualquer doença do aparelho urinário.
Portanto, o médico urologista atende mulher, sim. Se você precisar consultar com um médico urologista, não é preciso ter receios. Qualquer doença que envolva bexiga, rins, uretra e ureteres pode ser tratada por este médico, independente de ser em homens ou mulheres.